top of page

Informalidade no setor de tecnologia aumentou em um ano, alerta Brasscom


Uma pesquisa realizada pela Brasscom (Associação das Empresas de TIC e de Tecnologias Digitais) revelou que a informalidade no setor de tecnologia aumentou em um ano. A Pesquisa Pulso traz indicadores da informalidade laboral no setor, e busca sensibilizar o mercado sobre os impactos negativos que a precarização do trabalho provoca.


De acordo com o estudo, o Índice de Informalidade Trabalhista foi de 17,2%, o que representa aumento de 1 ponto percentual em relação à média histórica. Esse índice considera tanto os funcionários que ingressam nas empresas provenientes de vínculos anteriores de trabalho informal quanto aqueles que deixam seus empregos para assumir trabalhos informais.


A Brasscom lembra que empregadores do setor têm apresentado propostas de emprego considerando um salário mais baixo na carteira de trabalho e um valor a mais pago “por fora” para tornar a proposta mais atrativa. “Essa prática é ilegal e vem ocorrendo com certa frequência no setor de tecnologia, contribuindo para a precarização do trabalho na área”, destaca a entidade.


A prática informal na contratação é um tema recorrentemente debatido pela Brasscom e é apontada como uma violação das imposições legais. “Seja com a CLT Flex ou a pejotização, a contratação informal viola os direitos trabalhistas e afeta a competitividade das empresas que realizam a admissão de profissionais em conformidade com a legislação, gerando uma concorrência desleal”, acrescenta a entidade.


A Brasscom lançou recentemente uma “Carta de Princípios do Trabalho em Tecnologia” como documento norteador para lutar contra essa precarização no Macrossetor de TIC e TI in House. O “Movimento Trabalho Ético” conta com 23 empresas signatárias e tem como objetivo envolver, de modo aberto e transparente as principais partes interessadas, incluindo parceiros intersetoriais, nos desafios e oportunidades visando inclusão social, trabalho decente e geração de emprego.


Fonte: itforum.com.br


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page