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VTEX compra Guava

Aquisição é no modelo acqui-hiring, focada em contratar os funcionários da recifense.

A VTEX, maior empresa brasileira de plataforma de e-commerce, acaba de anunciar a aquisição da Guava, estúdio de desenvolvimento de software de Recife, em um acordo conhecido como acqui-hiring, quando uma companhia compra outra para contratar seus funcionários.


Fundada em 2011, a Guava se especializou em produtos digitais para a web, desde a concepção, passando pelo design e desenvolvimento até a implantação. Rapidamente, expandiu sua atuação para os Estados Unidos e Europa, com mais de 30 clientes em diversos setores da economia.


A maior parte do trabalho realizado foram soluções B2B, com projetos para variadas indústrias: desde a venda de lingerie customizada, passando pelo mercado livre de energia para indústrias e grandes consumidores, até planos de assinatura para fornecimento de comida para cachorro.


"Desde que a VTEX nos procurou para fazer um primeiro projeto, temos acompanhado a sua trajetória. Conforme fomos conversando sobre a parceria, ficamos cada vez mais encantados com a cultura, o pessoal e a missão de produzir software de nível global a partir da América Latina”, conta Guilherme Carvalho, cofundador da Guava.


Com a aquisição, a companhia inaugura sua primeira operação na capital pernambucana e a segunda na Região Nordeste, onde também está presente em João Pessoa.


"Além de reforçar a presença da VTEX em uma região reconhecida como um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, a aquisição da Guava representa uma oportunidade estratégica de incorporar profissionais alinhados com nossos valores, cultura e alto rigor técnico, capazes de enfrentar desafios complexos, e alinhados com o nosso futuro declarado", afirma Gabriel Carvalho, gerente de recrutamento na VTEX.


Os cerca de 20 profissionais da Guava, entre eles designers, engenheiros de software e gerentes de produto, serão incorporados à estrutura de produto da VTEX e terão como principal atribuição a progressão em escala do novo Store Framework, ferramenta de criação de lojas rápidas da companhia.


A equipe de design, por exemplo, será responsável por garantir que a experiência de construir uma loja seja mais fluida tanto para usuários técnicos, através do VTEX IO, plataforma de desenvolvimento low-code nativa da empresa, como para usuários com foco em negócios através do editor de sites da plataforma.


A VTEX está embalada. No ano passado, a companhia captou US$ 225 milhões em rodada série C com valuation de US$ 1,7 bilhão, o que transformou a empresa em um unicórnio. Em 2021, esta é a sua terceira aquisição.


Em maio, a companhia comprou a Workarea, americana especializada em comércio na nuvem, e, em junho a Suiteshare, startup gaúcha que criou uma ferramenta de vendas pelo WhatsApp.


Segundo o relatório IDC Worldwide Digital Commerce 2019 Market Share, a VTEX é a plataforma de e-commerce que mais cresce no mundo, com um aumento de faturamento de 44,1%, quase quatro vezes a média mundial de 13,2% no segmento.


O estudo ainda elegeu a companhia como uma das plataformas líderes do B2C, junto com nomes como Salesforce e Adobe e à frente de gigantes como SAP e Oracle.


Hoje, a empresa conta com 2,5 mil clientes em 32 países. A lista inclui nomes como Boticário, Whirlpool, Electrolux, Sony, Walmart, L´Oréal, Coca-Cola, Nestlé, Motorola, Samsung e Black&Decker.


Publicado em: www.baguete.com.br

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