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Uber: compra de US$ 1,1 bi encerra operações


A Uber anunciou o encerramento da operação da Drizly, startup que operava seu delivery de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, por conta de resultados insatisfatórios, em um movimento de corte de custos.


O fim da empresa significa um prejuízo e tanto para o Uber que pagou  US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 5,42 bilhões) para comprar a Drizly ainda em 2021. 


Fundada em 2012, a Drizly operava em 36 estados nos Estados Unidos realizando a entrega de bebidas alcoólicas de varejistas locais.


Antes de ser adquirida, a startup já havia levantado quase US$ 120 milhões em investimentos.


A Uber não divulgou resultados financeiros da empresa que expliquem o encerramento da operação. 


No ano passado, porém, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos ordenou a implementação de novas medidas de segurança na startup, em resposta a um vazamento de dados em 2020 que afetou 2,5 milhões de clientes da plataforma.


Com o encerramento da Drizly, a Uber irá concentrar o delivery de restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos somente no Uber Eats nos Estados Unidos.


“Decidimos fechar o negócio e nos concentrar em nossa estratégia central do Uber Eats de ajudar os consumidores a obter quase tudo, de alimentos a mantimentos e bebidas alcoólicas, em um único aplicativo”, disse Pierre Dimitri Gore-Coty, vice-presidente sênior da Uber, ao The Wall Street Journal.


No Brasil, a empresa encerrou a operação do Uber Eats em março de 2022. A principal razão do fim do serviço seria a quase monopolização do mercado por parte do iFood, o que estaria restringindo o acesso de outras plataformas aos pequenos restaurantes.


A Uber está presente em 71 países e em mais de 500 cidades brasileiras. A empresa registrou crescimento de 11% em sua receita no terceiro trimestre de 2023, chegando a US$ 9,2 bilhões.



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