![](https://static.wixstatic.com/media/192d17_189a86fb53884285b5c4fcb95072e269~mv2.jpg/v1/fill/w_105,h_59,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/192d17_189a86fb53884285b5c4fcb95072e269~mv2.jpg)
O mercado de empresas de tecnologia vive em agitação constante e 2020 começa mantendo a vibração. Aquisições e fusões estão no DNA do setor. Faz parte do modelo de negócios: na carona de soluções originais, a empresa cresce, e então compra desenvolvedores menores. Ou, no outro lado do processo, é absorvida por marcas maiores que precisam escalar e não podem perder tempo. A ideia é aproveitar recursos já desenvolvidos, ao invés de iniciarem o desenvolvimento de soluções do zero. O último movimento nesse dança tecnológica aconteceu com a Semantix, empresa brasileira de soluções de Big Data e Inteligência Artificial, que anunciou a aquisição da FastOmni, companhia desenvolvedora de plataforma de software e dados de e-commerce B2C e B2B para grandes e pequenas empresas.
É a primeira aquisição realizada pela Semantix, que assume a totalidade das operações da FastOmni, incluindo produtos, serviços e carteira de clientes. O quadro, agora, vai contemplar aproximadamente 300 profissionais, entre engenheiros e cientistas de dados, desenvolvedores, especialistas setoriais e responsáveis por vendas no Brasil e países da América Latina. Entre os clientes da Semantix, estão players dos segmentos de finanças, telecomunicações, saúde, varejo e indústria. Segundo informações divulgadas pela marca, a Semantix já é uma das 25 maiores empresas de IA do mundo (dados da CIO Applications). A aquisição da FastOmni faz parte da estratégia de crescimento da Semantix em verticais do mercado de Big Data e Inteligência Artificial na América Latina “Esse mercado tem grande necessidade de acelerar o desenvolvimento em tecnologia nos próximos anos, principalmente o uso de big data e inteligência artificial. Com a aquisição, pretendemos ampliar nossa participação no segmento de varejo e promover o desenvolvimento de soluções cada vez mais completas, automatizadas e eficientes”, explica Leonardo Santos, CEO da Semantix.
Publicado em: istoedinheiro.com.br