RT One anuncia construção de data center de R$ 6 bi no Paraná
- 10 de fev. de 2025
- 1 min de leitura

A multinacional norte-americana RT-One, que também atua no México e na Suíça, anunciou um investimento de R$ 6 bilhões para a construção do que ela chama de “primeiro data center de inteligência artificial da América Latina”. A construção será feita em um espaço de cerca de um milhão de m² em Maringá, interior do estado do Paraná.
A empresa cita como razão do investimento o impulso da IA na região, em diversos setores, o que demanda uma “infraestrutura robusta para processamento de dados”. E cita um estudo da consultoria JLL que aponta que o mercado de data centers na América do Sul deve crescer 68% nos próximos anos, impulsionado pela computação em nuvem e pela IA.
A RT- One também diz que o objetivo é ampliar atuação no mercado latino-americano ao estabelecer um “centro de excelência em tecnologia de IA, segurança cibernética e processamento de dados em nuvem” no Brasil.
O data center de Maringá será instalado dentro de um parque tecnológico localizado em uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), fator considerado estratégico por conta das melhores condições tributárias.
A escolha de Maringá como sede do projeto considerou, segundo a empresa americana, a disponibilidade de energia e acesso a recursos hídricos, importantes considerando a capacidade prevista de 400 MW.
Fonte: Itforum



Comentários