top of page

Empresas brasileiras enfrentam desafios na migração para a Nuvem SAP

  • Foto do escritor: Akurat
    Akurat
  • 23 de mai.
  • 3 min de leitura

ree

Um número crescente de empresas no Brasil está migrando para o SAP S/4Hana e a plataforma de gestão de capital humano SuccessFactors da SAP à medida que integram novas tecnologias e navegam em um ambiente regulatório complexo e mutável, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA.


O relatório ISG Provider Lens SAP Ecosystem de 2025 para o Brasil constata que o fim iminente do suporte a sistemas legados é o principal desafio para os clientes SAP no País.


Embora a SAP ofereça manutenção estendida para o ERP Central Component (ECC) até 2030, o suporte técnico oficial está previsto para terminar em 2027. As empresas estão avaliando cuidadosamente alternativas para garantir a continuidade dos negócios, a conformidade regulatória e a modernização das operações.


Essas alternativas incluem a migração para o SAP S/4Hana ou a adoção dos programas Rise with SAP ou Grow with SAP que, segundo a empresa, são projetados para otimizar as operações comerciais.


“Os clientes SAP brasileiros enfrentam um acerto de contas com o fim do suporte ao ECC e a necessidade de se adequar a novas regulamentações e reformas tributárias”, disse Bill Huber, sócio de Plataformas e Soluções Digitais do ISG. “Os fornecedores de serviços estão integrando IA e automação para atender às necessidades de diferentes tipos de organizações”, completou.


Grandes empresas no Brasil continuam resistindo ao modelo Rise, preferindo preservar orçamentos para melhorias internas e se preparar para o impacto das novas leis tributárias, afirma o relatório.


No entanto, algumas estão adotando o Grow with SAP para otimizar as operações, especialmente após fusões e aquisições.


O Grow combina diversos componentes para a transformação em Nuvem, incluindo soluções tecnológicas e serviços de implementação rápida, e foi projetado principalmente para empresas de médio porte, afirma o ISG.


Algumas empresas acreditam que o Grow carece de maturidade, especialmente em suas capacidades de localização, mas alguns fornecedores de serviços no Brasil relatam receitas significativas com ele, o que pode demonstrar que ele atende a uma ampla gama de necessidades dos clientes quando bem executado, afirma o relatório.


O uso de serviços de aplicativos gerenciados da SAP no Brasil diminuiu com o surgimento de novas tecnologias de IA e automação, afirma o estudo. Espera-se que os fornecedores alinhem suas soluções às novas tecnologias, com os serviços evoluindo para um modelo mais ágil e inteligente, que inclui automação e monitoramento em tempo real para reduzir custos e aumentar a produtividade.


O interesse pelo SAP SuccessFactors HXM cresceu no Brasil, à medida que as empresas buscam personalizar o recrutamento, a integração e a avaliação de desempenho por meio da IA, afirma o ISG.


Há uma forte demanda por soluções que permitam o cumprimento da legislação brasileira em questões como administração de folha de pagamento, gestão de tempo e impostos.


“O cenário regulatório e tributário em constante mudança no Brasil exige atenção constante das empresas”, afirmou Jan Erik Aase, sócio e líder global do ISG Provider Lens Research. “Os usuários SAP devem fazer parcerias com fornecedores que se mantenham atualizados e ágeis para garantir a conformidade contínua.”


O relatório também examina outras tendências do ecossistema SAP que afetam empresas no Brasil, incluindo as extensões da SAP para seu copiloto Joule AI e a importância contínua dos serviços de nuvem gerenciados para o SAP ERP.


O relatório ISG Provider Lens SAP Ecosystem de 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 45 provedores em cinco quadrantes: SAP S/4Hana System Transformation — Large Accounts, SAP S/4Hana System Transformation — Midmarket, SAP Application Managed Services, Managed Cloud Services para SAP ERP e SAP SuccessFactors HXM Partner Services.


O relatório aponta Accenture, Atos, Capgemini, Deloitte e T-Systems como líderes em quatro quadrantes cada. Ele aponta NTT Data e Wipro como líderes em três quadrantes cada, e Infosys, Softtek, Stefanini e Tech Mahindra como líderes em dois quadrantes cada. BCI Consulting, EPI-USE, Essence, Exed Consulting, HR Path, HRST, Kyndryl, Megawork, Meta, Numen, SEIDOR, Strada e TIVIT são apontadas como líderes em um quadrante cada.


Além disso, a Minsait é nomeada como Rising Star — uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro”, segundo a definição do ISG — em dois quadrantes. A Engine e a SPS Group são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.


Na área de experiência do cliente, a Wipro foi nomeada ISG CX Star Performer global em 2024 entre os provedores do ecossistema SAP. A Wipro obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voz do Cliente da ISG, que faz parte do programa ISG Star of Excellence, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page