top of page

Elea Digital compra mais 2 data centers no Brasil

A Elea Digital, empresa pertencente ao grupo Piemonte Holding, aumenta sua presença no Brasil para responder à crescente demanda por infraestrutura para serviços ligados à inteligência artificial (IA) com a aquisição de dois data centers da companhia americana DXC Technology em Barueri e São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.


O valor da operação não foi divulgado, mas o jornal Valor Econômico estima que a Elea Digital, que tem o banco Goldman Sachs como acionista, investirá cerca de R$ 300 milhões na compra e adequação dos dois centros de dados, que se somam aos sete já distribuídos entre Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. "Globalmente, 95% da capacidade dos data centers está tomada", disse Alessandro Lombardi, presidente da Elea Digital, acrescentando que os centros de dados para aplicações de IA "terão de ser construídos" e adaptados para essa finalidade.


De olho nesse cenário, o conselho de administração da Elea já aprovou um plano de investimentos de R$ 5 bilhões para a unidade de São Bernardo, com o objetivo de aumentar sua capacidade de 5 para 100 megawatts, aproveitando-se do espaço disponível e da disponibilidade de energia elétrica na região, ociosa devido à migração de parte da tradicional indústria automotiva local para outros estados.


Já o outro data center, em Barueri, fica em um dos principais polos do setor no estado de São Paulo, o mais rico e desenvolvido do Brasil. O segmento passa por um momento de franca expansão no país, onde o número de centros de dados cresceu de 150 em 2022 para os atuais 181, uma alta de 21%, segundo a plataforma de telecomunicações Cloudscene.


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page