Dona da Odata fecha acordo de venda com BlackRock e MGX no maior negócio do setor
- Akurat

- 17 de out.
- 2 min de leitura

A plataforma de data center latino-americana Odata deve ter novos proprietários - pelo menos indiretamente.
A controladora da empresa, Aligned Data Centers, firmou um acordo para ser adquirida pelos fundos Mubadala Investment Company (MGX) e BlackRock's Global Infrastructure Partners (GIP), juntamente com a Artificial Intelligence Infrastructure Partnership (AIP), por US$ 40 bilhões.
Uma vez concluída, esta deve ser a maior aquisição da história do setor de infraestrutura digital. A Aligned Data Centers é atualmente propriedade do fundo australiano Macquarie Asset Management.
Em um comunicado, a Aligned disse que permanecerá sediada em Dallas e continuará sendo liderada pelo CEO Andrew Schaap e sua equipe de liderança atual.
A Aligned Data Centers adquiriu a Odata da brasileira Pátria Investimentos em maio de 2023. A aquisição foi anunciada em dezembro de 2022 e concluída cinco meses depois, após obter a aprovação do órgão antitruste brasileiro.
Fundada em 2013 e sediada no Texas, a Aligned constrói e opera data centers para hiperescaladores e empresas de computação em nuvem em 50 campus, com cerca de 5GW de capacidade contratada e planejada.
O acordo também deve marcar a entrada da BlackRock no mercado de data centers da América Latina, já que o grupo não havia feito nenhum investimento direto no segmento até então. O Mubadala, por sua vez, já era investidor da própria Aligned.
A AIP foi fundada em setembro de 2024 pela BlackRock, Global Infrastructure Partners, MGX, Microsoft e Nvidia para expandir a capacidade da infraestrutura de IA mundialmente. Seus principais investidores incluem a Autoridade de Investimentos do Kuwait e a Temasek.
Este é o primeiro investimento da AIP.
A transação deve ser concluída no primeiro semestre de 2026 e está sujeita às aprovações regulatórias.




Comentários