
SÃO PAULO - A rede de academias Smartfit, conhecida por seus planos econômicos a partir de R$ 59,90 por mês, aumentou sua presença no exterior. A empresa, que pertence ao Grupo Bio Ritmo, comprou a rede chilena O2, que tem 56.600 alunos e 15 unidades na cidade de Santiago, das quais 10 operando sob a marca SmartFit.
A O2 era uma espécie de franqueada da Smartfit no Chile. A empresa brasileira anunciou o negócio nesta segunda-feira em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O valor da compra não foi revelado. Em dezembro, a Smartfit fez uma captação de R$ 540 milhões.
A Smartfit informou que fará uma assembleia geral de acionistas para validar a oferta de aquisição, já aprovada por seu conselho de administração. A compra no Chile vai ajudar nos planos de consolidação no exterior, onde já tem academias em países como México, República Dominicana, Peru e Colômbia.
No Brasil, a marca, tem mais de 380 unidades distribuídas em mais de 24 estados brasileiros e Distrito Federal. Segundo especialistas, a rede cresceu no Brasil por oferecer preços mais baixos que a média do mercado, o que ajudou a atrair clientes.
O modelo, considerado polêmico por especialistas em educação física, por ter um número reduzido de profissionais em seus salões, é motivo de queixas frequentes entre parte dos alunos.
Mas, com o aparecimento de redes no Brasil que decidiram adotar estratégia semelhante, a Smartfit passou a investir em atividades para os alunos, como espaço para a prática de treinos funcionais e sala de ginástica para a realização de aulas de abdominal, alongamento e ritmos variados. Hoje, além do plano de R$ 59,90, a companhia criou uma versão que permite ao cliente malhar em qualquer uma de suas unidades, por R$ 89,90.
A Smartfit tem quase 400 unidades em todo o Brasil e já tem presença no México, na República Dominicana, no Peru e na Colômbia. Segundo o site da companhia, são mais de 1,5 milhão de clientes.