top of page

O que é um MVP e por que é importante ao iniciar uma startup?



Você sabe o que é um MVP? As startups de sucesso utilizam essa estratégia para validar suas ideias antes de colocá-las no mercado. Isso permite um crescimento consistente, rápido e a um baixo custo. Não adianta pensar em uma solução inovadora, gastar muito tempo e dinheiro para desenvolver um produto se, no final das contas, o consumidor não enxergar valor naquela solução. Se o produto não for bem-aceito, a empresa terá prejuízos. Afinal, o que é um MVP?

É a sigla para Minimum Viable Product — em português, Produto Minimamente Viável. Na prática, o MVP é uma versão simplificada de um novo produto, serviço ou modelo de negócios que você pretende colocar no mercado. Apesar de apresentar funcionalidades mais básicas, ele já precisa entregar valor ao cliente. A criação do MVP é um dos pilares da lean startup. O objetivo é testar a ideia com o menor investimento possível a fim de lançar produtos com reais chances de sucesso, de modo a reduzir riscos de desperdícios de tempo e de dinheiro. Qual é a importância de um MVP para as startups? Essa é uma simples questão de sobrevivência. Imagine desenvolver um produto, fabricá-lo em grande escala, colocá-lo no mercado e só depois perceber que ele não é bem-aceito pelo público? Prejuízos dessa magnitude podem levar uma empresa à falência. É por meio do MVP que você vai se certificar de que aquela ideia, de fato, atende à demanda do consumidor. Essa versão de teste é construída com funções mínimas, mas que já cumprem o objetivo central da solução, e é entregue apenas a uma pequena amostragem de clientes para obtenção de feedbacks. Assim, caso a solução não seja aprovada, é possível fazer ajustes na estratégia — e até abandonar o projeto inteiro se for necessário — sem que haja perdas significativos de ordem financeira ou até de reputação. Em suma, o MVP é importante porque ajuda a: 1. validar produtos, serviços, modelos de negócios e até processos no mercado; analisar a concorrência; 2. traçar melhores estratégias de precificação; 3. entender melhor o comportamento dos consumidores; 4. identificar falhas de desenvolvimento; 5. aprimorar a versão final da solução baseando-se em customer experience; reduzir riscos e desperdícios.

Como criar um MVP? Antes de mais nada, é bom lembrar que o MVP não serve para dar início às atividades de uma empresa. A verdade é que até chegar ao desenvolvimento dessa solução de teste você já precisará de um planejamento de negócios bem consistente. O MVP testará a viabilidade de uma solução, portanto ele precisa representar muito bem o produto final — mesmo que em condições mínimas. Se você desenvolver um protótipo impróprio para comercialização com o pretexto de que ele será aprimorado no futuro, não conseguirá as respostas que precisa. Além disso, é muito comum que os empreendedores façam esse teste apenas para cumprir o protocolo. No entanto, é essencial avaliar a resposta real do mercado e não se limitar apenas aos resultados que gostaria de ver. Dito isso, veja algumas dicas para criar um MVP: 1. monte uma equipe multidisciplinar; 2. defina uma proposta de valor: essa é a razão de existir da empresa, que explica qual problema a solução promete resolver; 3. crie personas: são personagens semificcionais que representam o seu perfil de cliente ideal; 4. desenvolva o MVP: crie uma solução simplificada apenas com as funções essenciais para cumprir a proposta de valor; 5. estabeleça metas: defina o que o MVP pretende validar e faça um script de como essas hipóteses serão testadas (entrevistas, testes online etc.); 6. defina métricas: sem mensurar os resultados não será possível saber se o MVP atendeu, de fato, às expectativas dos consumidores.

Entender o que é um MVP e criar um para sua empresa é fundamental para desenvolver soluções que, de fato, vão atender às demandas do mercado. Dessa forma, é possível reduzir riscos e aumentar a lucratividade do negócio.


Publicado em: hsmuniversity.com.br


56 visualizações0 comentário
bottom of page