top of page

Serasa Experian abandona mercado de certificação digital

A Serasa Experian, que tem atuado no mercado de certificação digital desde 2001, sendo a primeira Autoridade Certificadora (AC) privada a se credenciar na estrutura ICP-Brasil, anunciou no último dia 08 de fevereiro a descontinuidade dos serviços de certificação digital.


Em comunicado ao mercado, a empresa informa que deixará de atuar na área de certificação digital, descontinuando a comercialização de certificados ICP-Brasil e SSL, bem como o serviço de Prestador de Serviços de Confiança (PSC), que é a estrutura emissora de certificados digitais ICP-Brasil em nuvem.


"A Serasa Experian está comprometida em tomar todas as medidas operacionais e regulatórias visando a manutenção dos certificados digitais já emitidos e ativos, até o fim de sua validade, bem como envidará os melhores esforços para que não haja qualquer inconveniência aos titulares dos certificado.", diz trecho do comunicado.


A empresa está orientando os consumidores em seus canais de atendimento, bem como disponibilizou um site com orientações (https://serasa.certificadodigital.com.br/encerramento/).


Segundo o presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Jorge Prates, o mercado perde com a saída de um dos maiores players do setor.


"A Serasa sempre foi uma Autoridade de Registro associada à AARB, e nesse momento nos solidarizamos com todo o ecossistema da certificação digital", diz.


Dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ITI, dão conta que, em 2023, o Brasil somou 10 milhões de certificados digitais emitidos.



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page