top of page

SAP e Totvs estão empatadas com 33% do mercado nacional de ERP


As empresas SAP e Totvs estão rigorosamente empatadas no market share do segmento de software de gestão empresarial no Brasil, com 33% de participação, revela a 32ª pesquisa anual da FGVcia sobre o mercado de TI e Uso nas Empresas, divulgada nesta quarta-feira, 20/05. De acordo com o coordenador do estudo, professor Fernando Meirelles, a SAP domina nas grandes empresas. "A SAP está presente em mais de 70% das 500 maiores empresas nacionais", disse o especialista. Já a Totvs, lidera entre as pequenas e médias.


A pesquisa mostra que os 'outros', no caso formado pela Microsoft, com Dynamics, Infor, MV, Sênior e empresas nacionais de gestão, somam 23% e ficam até à frente da Oracle, que está com 11% de mercado. "A Oracle caiu e os outros somados têm força, mas nenhum desses tem mais de 5% de participação de mercado para aparecer de forma isolada", destaca Meirelles.


A computação em nuvem- não tratada na pesquisa por ser considerada um tema complexo para respostas simples - está redesenhando o mercado de ERP, pontua ainda Meirelles. Segundo ele, o licenciamento de ERP é complexo, mas com a oferta por software como serviço, mesmo que de forma lenta, é possível começar a entender o quanto custa, de fato, a adoção do ERP. "A caixa preta do ERP é muito complicada de se decifrar. Com a nuvem, os fabricantes de software estão tendo que mudar a forma de comercializar e a tornar o sistema mais transparente", completa.


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page