top of page

RZK Energia conclui aquisição de quatro novos projetos de geração solar

Em linha com sua estratégia de fusões e aquisições para o aumento de sua capacidade de geração distribuída renovável e atendimento ao mercado, a RZK Energia concluiu esta semana a aquisição de quatro novas usinas fotovoltaicas junto à Solar Gold Brasil.


Localizados nos municípios de Monte Aprazível (SP), Linhares (ES), Rondonópolis (MT) e Aparecida do Taboado (MS), os ativos recém incorporados somam cerca de 4 megawatts de potência (MWp) instalada ao portfólio da empresa, que chega agora a 28 empreendimentos em operação em 2024, entre usinas solares e de biogás.


Em operação contínua, as aquisições da RZK Energia possuem atualmente contratos vigentes de alocação de longo prazo para o abastecimento de instituições financeiras e empresas de alimentos e bebidas em suas respectivas localidades, que totalizam R$ 70 milhões.


De acordo com Luiz Serrano, CEO e Managing Partner da RZK Energia, a integração das novas usinas ao portfólio da empresa transcorre dentro dos planos de investimentos e busca de maior sinergia na oferta de serviços e tecnologias para a eficiência energética e gestão do consumo. “A estratégia da empresa se expande no atendimento ao cliente final por meio de contratos de locação de usinas de longo prazo, proporcionando uma redução significativa de custos para os clientes. Com a distribuição de novas usinas operacionais e essas recentes aquisições, consolidamos nosso crescimento e nos posicionamos como um grande player no mercado e geramos sinergias. Nosso foco, com vistas para o futuro, é ser uma plataforma completa de geração e comercialização de energia, além da gestão e auditoria de contas, sempre com ênfase no atendimento ao cliente”, afirma ele.


Por meio de aquisições, a RZK Energia já adicionou mais de dez ativos ao seu portfólio, além de projetos greenfield, desde 2021. “Temos metodologia, processos, pessoas e sistemas para realizar as operações de M&A, integrando os ativos em nossa base. Isso é trivial em um negócio que está à beira de uma consolidação setorial, mas a padronização desse processo nos torna mais ágeis na conclusão das aquisições, se tornando um diferencial da RZK Energia”, conta Serrano.


Expansão da RZK Energia no mercado de energia

Levando em conta as usinas em operação e as que estão em construção, a capacidade de geração de energia renovável da RZK Energia é de 220 megawatts. A empresa atende atualmente cerca de 15 mil unidades consumidoras em geração distribuída por meio de ativos próprios e outras 200 no ambiente livre de contratação.


No último ano, a RZK Energia teve entrada de 15 novas usinas em seu portfólio, chegando a 130 MWp em capacidade instalada e 28 empreendimentos proprietários e sob gestão baseados em fontes renováveis, entre fotovoltaicos (23) e biogás (5). Essas plantas compreendem o atendimento principalmente a grandes empresas em suas mais diversas operações, a exemplo de TIM, Claro, Oi, Raia Drogasil, Santander, FIT e Smartfit, entre outros clientes.


Fonte: bnamericas


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page