Locaweb (LWSA3): lucro líquido ajustado de R$ 41,6 milhões em 2020, alta de 47,7%


A Locaweb, uma das empresas pioneiras em soluções Business to Business (B2B) para transformação digital de negócios no Brasil, registrou lucro líquido de R$ 19,7 milhões em 2020, alta de 9,2% em relação ao ano anterior. O Lucro líquido ajustado foi de R$ 41,6 milhões, crescimento de 47,7%.


O Lucro Líquido Ajustado é calculado a partir do Lucro (prejuízo) líquido, excluindo: (i) despesas de plano de opção de compra de ações; (ii) despesas de amortização de intangíveis decorrentes das aquisições de empresas; (iii) ajustes relacionados ao CPC 06 (refere-se à soma das despesas financeiras com juros devido à atualização do passivo de arrendamento e da despesa de depreciação do ativo de direito de uso menos os pagamentos do passivo de arrendamento realizados); (iv) marcação a mercado de instrumentos financeiros derivativos; e (v) despesas extraordinárias relacionadas ao IPO.


No acumulado de 2020, a receita operacional líquida atingiu R$ 488,2 milhões, alta de 26,6% em comparação com os R$ 385,7 milhões de 2019.


Para 2020, o Ebtida ajustado alcançou R$ 129,4 milhões, crescimento de 16,7%.


O Ebitda Ajustado refere-se ao lucro (prejuízo) líquido ajustado pelo resultado financeiro, pelo imposto de renda e contribuição social sobre o lucro, pelos custos e despesas de depreciação e amortização, despesas com plano de opção de compra de ações; despesas relacionados à fusões e aquisições; despesas de bônus consideradas não recorrentes pela Administração da Companhia, receita financeira relativa a derivativos utilizados como instrumento de hedge para proteção da variação.


4T20

A Locaweb, registrou lucro líquido de R$ 9,0 milhões em 2020, alta de 29,1% em relação ao ano anterior. O Lucro líquido ajustado foi de R$ 12,8 milhões no período, crescimento de 23,1%.


A companhia atingiu receita Líquida de R$ 140,2 milhões no 4T20, crescimento de 33,3% vs 4T19. A frente de Commerce atingiu R$ 46,5 milhões de Receita Líquida, crescimento de 108,2% vs 4T19.


O Ebtida do Commerce no período cresceu 105,4%, totalizando R$ 15,7 milhões.

No 4T20, houve uma expansão de 237,0% na adição de novas lojas quando comparado ao quarto trimestre de 2019, crescimento que permanece acelerado em janeiro e fevereiro de 2021, quando se observa um crescimento superior a 29,9% vs a média de adição do 4T20.


Esse aumento da adição de novas lojas no 4T20 e também no início de 2021 deve-se a quatro fatores: expansão do número de integrações da ferramenta, mantendo a sua atratividade frente a concorrência, esforços incrementais de marketing para captação direta de novos clientes, esforços de brand marketing; e) atratividade do nosso ecossistema com as empresas adquiridas.


O volume de vendas para PMEs do segmento de BeOnline / SaaS também permanece acelerado. Em 2020, as vendas no segmento apresentaram crescimento de 24,7% vs 2019, enquanto as vendas do 4T20 cresceram 20,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.


Com relação a Delivery Direto, aplicativo próprio de delivery para restaurantes, a empresa também apresentou números de crescimento na entrada de novos clientes. Atualmente, a base de clientes já é 137,5% maior do que a base de setembro de 2019, quando a empresa foi adquirida pela Locaweb.


Sobre aquisições, a Locaweb afirma que a estratégia é baseada em enriquecer a jornada do cliente no mundo digital, seja no processo de Commerce, seja no seu processo de digitalização.


Com as recentes aquisições na frente de Commerce, a companhia oferece, além de duas soluções de Plataforma de E-commerce, a Tray e a Docca Commerce, gestão de subscrições e cobrança recorrente com a Vindi, geração e conversão de leads com a All In e Social Miner, gestão de mídias sociais com a Etus, integração de marketplaces e store-in-store com o Ideris, solução de pagamentos com a Yapay, ponto-de-venda (PDV) com a ConnectPlug, serviços financeiros com a Credisfera e soluções logística com o Melhor Envio.


“O quarto trimestre de 2020 foi marcado, novamente, por um consistente resultado em todas as nossas linhas de negócio (com destaque para o importante crescimento na operação de Commerce) e por um robusto movimento em M&A.” afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb.


VISÃO DO MERCADO


XP Investimentos

“A Locaweb reportou resultados sólidos referentes ao quarto trimestre de 2020, em linha com as nossas estimativas, que já eram fortes. O forte desempenho da receita líquida foi impulsionado pelo crescimento tanto no segmento de Be Online / Saas quanto no Commerce, com destaque para a aceleração de 237% de alta na base anual e com adição de novas lojas no segmento de Commerce, contribuindo para a maior participação do segmento na receita total (de 21,2% no quarto trimestre de 2019 para 33,2% no mesmo período de 2020)”, aponta a XP Investimentos.


Pensando em investir na Locaweb?

A Locaweb é a primeira empresa de hospedagem de sites do Brasil. Fundada em 1998 por Gilberto Mautner e Claudio Gora, ela foi criada pouco antes do auge da bolha das pontocom, mas mesmo assim conseguiu passar praticamente sem problemas por este período negativo para o setor.


Em 2003, a companhia deu início à sua atuação no mercado de SaaS (Software as a Service) ao lançar sua própria solução de e-mail. Em 2008, a Locaweb também se tornou pioneira no Brasil em oferecer armazenamento em nuvem para empresas.


Nos anos seguintes, a Locaweb estabeleceria como uma das principais formas de crescimento a aquisição de outras companhias de diferentes áreas, como soluções de pagamento, marketing digital, entre outras.


Atualmente, a empresa oferece diversas soluções para criação de sites, e-commerce, e-mail, sendo que várias marcas estão sob o guarda-chuva da Locaweb: All iN, KingHost, Cluster2Go, Delivery Direto, Tray, Tray Corp e Yapay.


Seu modelo de negócio é quase todo baseado em assinaturas, com uma taxa mensal de cancelamento de 1,2%, o seu, segundo a própria empresa, é a menor do mercado brasileiro.


A Locaweb, uma das empresas pioneiras em soluções Business to Business (B2B) para transformação digital de negócios no Brasil, possui valor de mercado de R$ 14,6 bilhões.

Confira a análise completa!

Governança Corporativa

A oferta pública inicial de ações da Locaweb foi realizada em fevereiro de 2020, no segmento Novo Mercado da B3. A empresa está listada com ações ordinárias sob o ticker LWSA3.


Composição Acionária

A empresa possui 585.461.772 ações


Desempenho da empresa na B3

No último ano, as ações da Locaweb oscilaram entre a mínima de R$ 2,65 e a máxima de R$ 35,06. No último pregão antes da divulgação do resultado do 4T20, a empresa fechou em queda de 2,76%, negociada a R$ 24,00.


* Com informações da ADVFN, RI das empresas, Valor, Infomoney, Estadão, Reuters


Publicado em: http://br.advfn.com/

3 visualizações0 comentário