FUSÕES E AQUISIÇÕES AUMENTAM 26% NO PRIMEIRO SEMESTRE



O primeiro semestre terminou com 390 fusões e aquisições anunciadas, volume 26% superior ao mesmo período de 2018, conforme levantamento mensal de Mergers and Acquisitions (M&A) da PwC Brasil.


Nos primeiros seis meses do ano passado, toram registradas 310 transações. “Com as boas perspectivas de aprovação de reformas estruturais, especialmente a da Previdência, o número de operações acabou sendo bastante positivo”, afirma o sócio da PwC Brasil, Valdir Augusto Assunção, líder das Operações no Interior Paulista.


A Região Sudeste consolidou 64% do interesse do investidor nos negócios anunciados.


Com 248 transações até junho, apresentou aumento de 16% em comparação ao ano anterior (em 2018 houve 214 transações). Somente no mês de junho foram anunciadas 50 transações no Sudeste, aumento de 11% em comparação ao mesmo período do ano passado, que registrou 45 transações.


O Estado de São Paulo trouxe 49% das fusões e aquisições anunciadas no primeiro semestre, representadas por 190 transações (em 2018 foram 161 transações), sendo 166 negociações em São Paulo/Capital e 24 transações no interior.


Investidores nacionais estão representados em 70% das aquisições e compras minoritárias anunciadas até junho, segundo o levantamento. Em relação ao capital estrangeiro foram anunciadas 121 transações, com aumento de 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior (em 2018 foram 110 transações).


O setor de tecnologia da informação (TI) ocupou o primeiro lugar no ranking de fusões e aquisições, com 118 transações anunciadas no primeiro semestre, alta de 76%. Em seguida estão os serviços públicos, com 40 transações, e na sequência, serviços auxiliares, com 34.


Entre os exemplos de transações realizadas no semestre estão a compra minoritária pela Cosan, que atua com energia e logística, de 1,88% do capital social da Comgás, distribuidora brasileira de gás encanado, e a aquisição da paranaense Bematech, unidade de hardware da Totvs, pelo valor de R$ 25 milhões, pela Elgin, empresa brasileira que atua com automação comercial e soluções com produtos eletroeletrônicos.


Publicado em: Panorama de negócios

Akurat Consultoria Empresarial
Rua Dr. Cesar, 1161 - Conj. 505
Santana- São Paulo - SP

mail: akurat@akurat.com​.br