top of page

Fundos compram 49% da Unicoba Baterias



As gestoras de private equity GEF e Confrapar fecharam a compra de 49% da Unicoba Baterias, por R$ 100 milhões. Cerca de 70% foi alocado pela GEF.


Os fundos compraram a participação que era detida pela One Equity Partners, braço de investimentos em empresas médias do banco J.P. Morgan, e mais algumas ações da família controladora da Unicoba. Agora, além de assento no conselho, indicarão também um presidente executivo e um diretor financeiro.


A empresa fatura cerca de R$ 400 milhões. A família coreana Kim é controladora da Unicoba Baterias e, com a nova rodada de fundos, vai buscar executivos de mercado para ocupar os dois postos executivos principais. “O CEO era o filho do fundador, que ficará no conselho, e estamos em um processo de finalização da escolha do novo executivo”, diz Anibal Wadih, sócio da GEF.


Os fundos querem investir em uma nova tecnologia que a Unicoba já vinha trabalhando, de baterias de lítio. “Elas substituem as baterias de chumbo, são menores, mais leves, duram mais e são melhores para o meio ambiente”, diz.


A empresa quer trabalhar soluções completas de energia para companhias, segundo o executivo. Uma dessas maneiras é utilizar sistemas automatizados que acionam os geradores a bateria em momentos de picos de custo de energia.


Em 2017, o grupo foi cindido em duas companhias, uma de baterias e outra de iluminação de LED. Nesta última, tem o BNDESPar entre os investidores.


Valor Econômico 7 Aug 2019

Maria Luíza Filgueiras

200 visualizações0 comentário
bottom of page