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Fundo de pensão do Canadá compra 12% da Smart Fit por R$ 1 bilhão


O fundo de pensão do Canadá CPPIB comprou 12,4% da rede de academias Smart Fit por 1,07 bilhão de reais.


O fundo tem mais de 16,4 bilhões de dólares investidos na América Latina, onde investe diretamente desde 2006. Possui em seu portfólio ativos do mercado imobiliário, infraestrutura, dívida e private equity.


“A Smart Fit oferece oportunidade para CPPIB aumentar a sua exposição na América Latina”, diz Tania Chocolat, diretora-geral e responsável pelos investimentos diretos da CPPIB para América Latina, em nota.


A rede de academias chegou a considerar abrir capital, mas, graças aos aportes recebidos, desistiu da ideia. Afinal, não precisava mais de recursos adicionais, segundo reportagem de EXAME de agosto.


Com operação em dez países, a Smart Fit possui 739 academias. A expectativa é que até o fim do ano sejam abertas outras 78 unidades para atender os mais de 2,5 milhões de alunos.


Na sexta-feira passada, 22, a rede realizou um aumento de capital de 664 milhões de reais, mediante a subscrição de novas ações ordinárias pela BPE FIT Holding S.A., acionista que é parte do bloco de controle da companhia.


As ações subscritas serão integralizadas em até 60 dias.


Resultados

Apesar de a SmartFit ter reduzido seu prejuízo líquido no terceiro trimestre ante o mesmo período do ano passado em 60,4%, ao passar de um prejuízo de 24,9 milhões de reais para 9,9 milhões de reais, no acumulado do ano, a situação continua bastante delicada.


Enquanto de janeiro a setembro de 2018, a rede de academias registrou lucro líquido de 140,6 milhões, no acumulado de 2019, amarga prejuízo de 6,8 milhões de reais.


Os motivos, de acordo com relatório de resultados, foram o aumento da depreciação (de 36,4 milhões de reais), em função do maior número de academias próprias (+89%); maior despesa financeira (de 25,6 milhões de reais), em

linha com o crescimento no endividamento líquido consolidado do grupo (+125%); e aumento de 12,9 milhões de reais no imposto de renda, impactado pela consolidação das operações no México e Colômbia.


Por sua vez, a receita líquida teve um salto de 80% nos nove primeiros meses do ano, ao passar de 781 milhões de reais para 1,4 bilhão de reais.


Publicado em: www.exame.com.br


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