FH agora é NTT Data Business

Troca é parte de uma reorganização mundial da gigante japonesa de telecom e abre possibilidades para a FH.

A FH, uma das maiores empresas brasileiras de consultoria SAP, passa a ser oficialmente parte da rede NTT Data a partir desta terça-feira, 01, adotando o nome NTT Data Business Solutions.

A troca de nomes é a manifestação mais visível de uma movimentação de fundo que coloca a empresa em posição para disputar contas de maior porte no Brasil, além de facilitar a entrada em mercados internacionais.

A NTT é uma gigante japonesa de telecomunicações, com planos agressivos na área de tecnologia, na qual fez ao redor de 100 compras desde 2005, com uma meta de longo prazo de estar no top 5 de serviços de TI até 2025 (com um faturamento de US$ 21,3 bilhões, hoje a NTT já está no top 10).

Uma dessas compras foi a FH, adquirida em 2019 pela Itelligence, uma consultoria SAP alemã que já fazia parte do portfólio da NTT. Outras grandes aquisições incluem empresas como a Dimension Data ou a Everis.

“O novo posicionamento amplia muito o espectro de clientes que nós podemos atender, indo desde as médias empresas até os maiores contratos de tecnologia SAP do país”, afirma Ricardo Fachin, um dos fundadores da FH e agora CEO da NTT Data Business Solutions no Brasil.

O reforço no posicionamento se dá por meio da possibilidade de ofertar tecnologias das outras duas divisões da NTT, focadas em telecomunicações e consultoria de TI, assim como o acesso a tecnologia de ponta SAP em nível mundial.

Como exemplo, Fachin cita um projeto com uso de câmaras e inteligência artificial para o segmento agrícola implementado junto a um grande cliente SAP da NTT Data Business Solutions na Austrália que poderia ser facilmente replicado no Brasil.

É um potencial para a FH desenvolver a sua própria pesquisa. Em 2020, a empresa investiu cerca de R$ 5 milhões no desenvolvimento de produtos e planeja realizar mais de 500 projetos de inovação até o final de 2025.

Outras possibilidades em vista são a expansão internacional, estabelecendo o Brasil como um centro de serviços para tecnologia SAP para os mercados dos Estados Unidos, dentro do modelo “nearshore”, e a internacionalização da solução fiscal Guepardo, que, pelas contas da FH, já atende 8% do PIB brasileiro.

SAP é o forte da NTT Data Business Solutions, que tem presença em 30 países dos 50 que a NTT atua. A divisão é em boa parte o negócio da Itelligence. que atingiu um faturamento de € 926 milhões em 2018.

A FH, com 250 clientes ativos, mais de 3 mil projetos realizados e 600 colaboradores, foi a primeira grande aquisição na área de SAP da NTT na América Latina.

De acordo com Fachin, a expectativa é que a NTT faça mais aquisições para reforçar sua presença na região, com o que a musculatura da NTT Data Business Solutions deve se fortalecer ainda mais.

“A NTT é um grupo muito sólido, que trabalha com planejamento para períodos de 10, 15 anos. A visão é construir o provedor de tecnologia do futuro, com serviços, comunicação e dados”, resume o empresário.


Publicado em: www.baguete.com.br

8 visualizações0 comentário