Etsy compra marketplace brasileiro de produtos artesanais Elo7 por R$ 1 bilhão

A transação marca a estreia da companhia americana no Brasil. Após a finalização da aquisição, o Elo7 seguirá sediado em São Paulo e operará como um marketplace independente.

A Etsy está comprando o marketplace brasileiro de produtos artesanais Elo7 por US$ 217 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão ao câmbio de hoje), em uma transação que marca a chegada da companhia americana, avaliada em US$ 23,5 bilhões na Nasdaq, ao mercado brasileiro.

O valor está sujeito a ajustes relativos a capital de giro, despesas da transação em si e caixa e endividamento. Após a finalização da aquisição, prevista para os próximos meses, o Elo7 seguirá sediado em São Paulo e operará como um marketplace independente.

O marketplace do Elo7 conecta aproximadamente 1,9 milhão de compradores ativos a aproximadamente 56 mil vendedores ativos e, atualmente, tem aproximadamente 8 milhões de itens à venda, a maioria feita sob encomenda.

A plataforma inclui itens de cerca de 40 categorias do varejo, como produtos para casamentos bebês, decoração para a casa e festas infantis.

Fundado em 2008, o Elo7 havia recebido até agora US$ 18 milhões de fundos de venture capital, de acordo com dados do Crunchbase. Os principais investidores são a Monashees, Accel e Insight Partners.

“Essa transação estabelecerá uma base para nós na América Latina, região de comércio eletrônico pouco aproveitada na qual a Etsy atualmente não tem uma carteira de clientes significativa”, disse, em nota, Josh Silverman, CEO da Etsy.

O Elo7 era considerado a “Etsy do Brasil” por ter um modelo semelhante ao da companhia americana – um marketplace fundado em 2005, que vendia também produtos artesanais. “A Etsy sempre foi uma inspiração e uma referência para nós”, disse Carlos Curioni, CEO do Elo7, no comunicado que informa a transação.

Essa é a segunda aquisição da Etsy em menos de um mês. No começo de junho, a companhia pagou US$ 1,62 bilhão pelo Depop, um aplicativo inglês de revende roupas de segunda mão de olho nos consumidores da geração Z.

A aquisição da Depop foi a maior aquisição da Etsy desde que abriu o capital em 2015. O faturamento da empresa atingiu US$ 1,8 bilhão em 2020, mais do que o dobro do que o ano anterior. Nos últimos 12 meses, as ações da Etsy subiram 80%.


Publicado em: neofeed.com.br


18 visualizações0 comentário