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Com caixa cheio, Bionexo compra startup de software Clínica nas Nuvens


Capitalizada após um aporte de R$ 200 milhões da firma de private equity Bain, a Bionexo — healthtech brasileira que se transformou num ponto de passagem quase obrigatório para fornecedores de medicamentos e insumos venderem a hospitais — acaba de adquirir a Clínica nas Nuvens, uma startup do interior de Santa Catarina que desenvolveu um software completo para clínicas. A Bionexo vai pagar R$ 28,5 milhões por 100% da startup catarinense, marcando o primeiro M&A desde que anunciou, há duas semanas, o aumento de capital — a injeção total da Bain no caixa da companhia deve chegar a R$ 300 milhões em dois anos. A gestora também pagou R$ 110 milhões por uma parte da participação de Prisma Capital e Apus, totalizando um negócio de R$ 410 milhões. A Bionexo foi avaliada em R$ 1,1 bilhão. A estratégia de aquisições da Bionexo A chegada da Clínica nas Nuvens diversifica o leque de serviços e o perfil de clientes da companhia, que já vinha reduzindo o peso do marketplace para hospitais na receita. Até então, os clientes da Bionexo se concentravam em 2,4 mil hospitais e 3,6 mil fornecedores — as clínicas atendidas não passavam de 400. "É uma aquisição emblemática, onde tínhamos uma presença tímida", disse o CEO Rafael Barbosa ao Pipeline. Com uma plataforma que oferece de software de gestão a agendamentos e consulta online, a Clínica nas Nuvens vem crescendo 70% ao ano, em um nicho ainda subpenetrado. Atualmente, a startup atende cerca de 800 clientes, mas estima-se que existam 60 mil clínicas e policlínicas no Brasil. Os clientes que acessam o software da startup já registraram uma redução de 50% nas faltas dos pacientes e um incremento de 5% com agendamentos online de consultas. Pelas projeções da Bionexo, a Clínicas nas Nuvens deve rapidamente representar perto de 5% da receita recorrente anualizada (ARR) da companhia. Com um GMV que deve chegar a R$ 15 bilhões neste ano — o marketplace ainda é o carro-chefe, respondendo por 70% das vendas —, a companhia estima um AAR de R$ 145 milhões em 2021. A aquisição da Clínica nas Nuvens vai ajudar a Bionexo a explorar uma tese que vendeu aos investidores, aproveitando a ampliação dos serviços e produtos para escalar as receitas com cross-sell. As 400 clínicas que já usam o marketplace da companhia poderão assinar o software de startup recém-adquirida — a Clínica nas Nuvens, como o próprio nome indica, é cloud based e atua no modelo de Software as a Service (SaaS). Ainda em fase de testes, a vertical de serviços financeiros da Bionexo também vai ganhar tração com a Clínica nas Nuvens. Em sua plataforma, também reúne controle de backoffice e financeiro, por onde passa um faturamento da ordem de R$ 1 bilhão por ano. Com esses dados, a Bionexo poderá oferecer soluções financeiras, como pré-pagamento de compra com fornecedores e dos próprios pacientes que vão às clínicas. Os planos da Bionexo também incluem a construção de portal de compras com foco em pequenas clínicas, que fazem mais compras no mercado spot, em menores quantidades e muitas veze baseadas na lógica do catálogo. A construção de um portal específico é necessária porque o estilo de compras é diferente da escala de um hospital que usa as ferramentas do marketplace da Bionexo. Os fundadores da Clínica nas Nuvens seguirão à frente do negócio.



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