top of page

Aposta em economia melhor faz empresas irem às compras



As fusões e aquisições de empresas no Brasil aumentaram 26% no primeiro semestre do ano, comparativamente a igual período de 2018, aponta a PwC.


Os números surpreenderam as expectativas iniciais e são os melhores em cinco anos. “O início do processo de aprovação da Reforma da Previdência sinaliza que há um otimismo em relação ao futuro da economia”, diz Leonardo Dall’Oso, sócio da empresa de auditoria e consultoria.


Os dois segmentos que puxaram a expansão foram os de tecnologia da informação, que cresceu 76%, e serviços públicos, onde as operações de fusão e aquisição dobraram em relação ao ano passado. Juntas, elas responderam por duas em cada cinco transações. As transações ficaram concentradas no Sul e Sudeste, onde ocorreram quatro em cada cinco operações.


Segundo Dall’Oso, há um movimento de consolidação no segmento de TI. “Muitas empresas estão otimizando processos e há o surgimento de novas tecnologias e novos negócios são incorporados por se adequarem ao fit de negócios dos compradores.” É o caso da VTEX, empresa de soluções para e-commerce, que, em junho adquiriu a Simples, de Recife, que oferece serviço de e-commerce com sistema de pagamento integrado.


Ricardo Schmitt, diretor-executivo da Stone Capital Investimentos, ressalta que na TI há poucas empresas brasileiras de grande porte listadas na Bolsa. “É um segmento caracterizado por companhias que atuam em nichos de mercado e que operam regionalmente.”


Os negócios na área de serviços públicos foram impulsionados pelo ambiente favorável à desestatização existente na equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Schmitt, esta postura deve continuar se refletindo no resultado dos próximos meses."



Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/fusoes-crescem-aposta-melhoria/

Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.


12 visualizações0 comentário
bottom of page