O mito do múltiplo do EBITDA



Toda vez que visito algum empresario que quer uma proposta para calcular o valor de sua empresa, logo ouço a pergunta:

Quanto você acha que vale? Quantas vezes o EBITDA? Mais ou menos...

Então, quando explico que não existe nenhuma regra que determine o valor de uma empresa por múltiplos de EBITDA, que não existe nenhuma lógica e nenhum sentido nesse calculo, logo vejo aquela cara de quem diz: Por que ele não quer dizer logo o quanto vale e pronto.... eu sei que vale umas 6 vezes o EBITDA.

O valor da empresa deve ser calculado por uma das metodologias existentes, e o múltiplo de EBITDA não é nenhuma delas.

No caso do Brasil, como é quase impossível obter informações de transações similares, basicamente nos resta calcular com base no Fluxo de Caixa Descontado.

Calculado o valor da empresa, ai sim, se quiser saber quantos múltiplos do EBITDA sua empresa vale, é só fazer a conta de dividir. Mas, acredite não existe nenhuma média que possa indicar o valor da sua empresa. Nem de perto.

Para continuar tentando desmitificar essa "O mito do múltiplo do EBITDA", vejam abaixo a tabela que preparei com os múltiplos de EBITDA e de receita de algumas empresas do Setor de Tecnologia.

Vejam que o maior múltiplo na tabela é de 56,6 vezes o EBITDA, e o menor de 7,8 vezes. Uma média simples dos múltiplos nos leva a 20,6 vezes. E ai quanto vale sua empresa?

Vejam por exemplo duas empresas do mesmo segmento e até com bastante similaridades, que tem múltiplos bem diferentes. A Oracle vale 13,5 x o EBITDA, enquanto a SAP vale 21,5 x.

O importante é constatar e acreditar, que realmente não existem duas empresas iguais, e portanto não existe um múltiplo médio do EBITDA que possa indicar com o mínimo de razoabilidade, o quanto vale sua empresa.


A tabela a seguir mostra a media por tipo de segmento da empresa:


Alem disso, para calcular o valor de uma empresa não basta saber aplicar as formulas de desconto ao valor presente, tem que haver um bom entendimento das perspectivas da empresa, seu mercado de atuação, sua rentabilidade futura, etc.

A empresa vale pelo seu futuro e não pelo seu passado.

Autor:

Klaus Ehmke

Sócio fundador da Akurat Consultoria

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