top of page

Por trás do espetacular colapso de um titã do private equity



(Bloomberg) -- Dias antes de se unir aos titãs dos negócios internacionais em Davos, em janeiro, Arif Naqvi começou a cortejar outro círculo de amigos -- magnatas do Golfo Pérsico -- para uma última tentativa de salvar sua empresa de private equity de Dubai.

Depois que Naqvi, 58, entregou o controle da Abraaj, em junho, revelou-se que durante anos as principais receitas não cobriram os custos operacionais. A Abraaj tomou empréstimos para preencher as lacunas e agora deve mais de US$ 1bilhão aos credores. Quando os credores fecharam as torneiras, a empresa entrou em colapso, deixando um rastro de prejuízos, ações judiciais e reputações destruídas.

A dependência da Abraaj de diversos níveis de alavancagem criou um modelo de negócio "altamente instável" que é incomum na indústria de private equity, disseram os liquidadores nomeados pelo tribunal que estão desmantelando a empresa, em relatório com data de 11 de julho visto pela Bloomberg.

O colapso espetacular da Abraaj foi um duro revés para a reputação de Dubai como centro financeiro global. Sacudiu a confiança dos investidores, entre os quais Bill Gates, a International Finance Corp. e agências governamentais dos EUA e do Reino Unido, gerou calotes em empréstimos de pelo menos 10 fontes e desencadeou ações judiciais nos Emirados Árabes Unidos e na Turquia.

A cronologia do colapso, extraída de conversas com cerca de uma dúzia de pessoas com conhecimento direto sobre a empresa, mostra como a situação saiu rapidamente de controle para Naqvi, o empresário paquistanês que ergueu a Abraaj do zero nos últimos 16 anos, mas a viu ruir em menos de 10 meses.

3 visualizações0 comentário
bottom of page