top of page

Firmas de private equity querem discutir com governo regra de divulgação de cotistas de fundos FIP



SÃO PAULO, 4 Jun (Reuters) – A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap) pretende iniciar conversas com o Ministério da Fazenda e a Receita Federal sobre a possibilidade de criação de regras para a divulgação dos cotistas dos fundos de investimento em participações, disse na segunda-feira Francisco Sanchez Neto, vice-presidente da entidade.

Algumas gestoras têm sido multadas pela Receita Federal por não abrir totalmente quem são seus investidores, principalmente no que se refere a pessoas físicas.

Cotistas estrangeiros possuem isenção de pagamento de imposto sobre ganho de capital, enquanto brasileiros não têm esse benefício, por isso a Receita tem buscado mais detalhes dos investidores de private equity.

A ideia da entidade é ter mais previsibilidade sobre como a atuação das gestoras deve se dar.

No ano passado, a indústria de private equity e venture capital investiu 15,2 bilhões de reais no Brasil, contra 11,2 bilhões de reais em 2016. As saídas somaram 9,8 bilhões de reais, valor recorde da indústria no país, contra 5 bilhões de reais no ano anterior.

Para este ano, o presidente da Abvcap, Piero Minardi, disse que os fundos devem se manter menos ativos, à espera da definição do cenário eleitoral. Por isso a entidade não fez previsões para 2018.

(Por Carolina Mandl Edição de Raquel Stenzel)

12 visualizações0 comentário
bottom of page