top of page

SICAF 100% digital será implantado em junho de 2018



O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF se tornará 100% digital a partir de junho deste ano, promovendo a redução de custos às empresas e simplificação dos serviços.

O anúncio foi realizado pelo Diretor do Departamento de Normas e Sistemas de Logística (DELOG) da Secretaria de Gestão (SEGES) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Wesley Lira, que palestrou no Painel de Inovações do 13° Congresso Brasileiro de Pregoeiros.

Todo processo será substituído por um sistema eletrônico único a partir da integração automatizada de dados com a Receita Federal. O objetivo é oferecer maior agilidade às compras públicas federais a partir da simplificação do envio dos documentos, que passa a ser autorizado a partir de uma certificação digital e apenas aos fornecedores vencedores do certame.

De acordo com o diretor, o novo SICAF 100% Digital se adequa às diretrizes do Decreto 9.094/17, que tem entre os seus princípios a presunção de boa-fé do licitante, o compartilhamento de informações, a eliminação de formalidades e a aplicação de soluções tecnológicas.

FORNECEDORES

Atualmente, o sistema conta com mais de 365 mil fornecedores cadastrados, 60% formado por micro e pequenas empresas. O Sicaf digital diminui os custos às empresas e também aos cofres públicos. A estimativa é que o Governo passe a economizar R$ 65 milhões com o sistema.

Por Franceslly Catozzo

7 visualizações0 comentário
bottom of page