
Nos últimos meses, quatro empresas Joinvilenses foram vendidas ou tiveram seus controles acionários transferidos para grupos do centro do país.
Uma delas foi para um grupo com sede na Suécia. A primeira transferência de gestão foi no principal hospital privado de oftalmologia de Santa Catarina, o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem.
Com essa associação em setembro do ano passado, o hospital passou a integrar a rede HOBrasil, a maior do país no atendimento oftalmológico, de propriedade do fundo de investimentos Pátria, com sede em São Paulo.
Outra família Ghanem também deixou o controle de sua tradicional empresa. Maior laboratório de analises clínicas de Joinville, o Laboratório Ghanem foi vendido no final do ano passado ao Grupo Dasa, a maior empresa de medicina de diagnóstico do país e a maior da América Latina.
Com sede no Rio de Janeiro, a Dasa foi fundada pelo falecido Edson Bueno, ex-dono da Amil (ele a vendeu para a UnitedHealth).
A terceira empresa joinvilense vendida nos últimos meses foi a Tele-Alarme, fundada em 1978, na época a primeira em Santa Catarina na comercialização de sistema de monitoramento.
Ela foi vendida para sua concorrente Verisure, uma multinacional com atuação em vários estados do país. A sede da empresa fica em Malmö (Suécia), mas ela pertence a dois grupos de “private equity” norte-americanos: Bain Capital (Boston) e Hellmann & Friendmann (San Francisco).
A última venda ocorreu no final de janeiro. Uma das maiores empresas de seguros da cidade, a GB Corretora de Seguros foi adquirida pela Áthina Corretora de Seguros, com sede em Blumenau. Fundada em 1984 por Geraldo Baggenstoss, a GB é uma das maiores de Joinville de seu mercado.
Publicado em: Noticias do dia