top of page

Quatro empresas de Joinville foram vendidas para grupos de fora



Nos últimos meses, quatro empresas Joinvilenses foram vendidas ou tiveram seus controles acionários transferidos para grupos do centro do país.

Uma delas foi para um grupo com sede na Suécia. A primeira transferência de gestão foi no principal hospital privado de oftalmologia de Santa Catarina, o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem.

Com essa associação em setembro do ano passado, o hospital passou a integrar a rede HOBrasil, a maior do país no atendimento oftalmológico, de propriedade do fundo de investimentos Pátria, com sede em São Paulo.

Outra família Ghanem também deixou o controle de sua tradicional empresa. Maior laboratório de analises clínicas de Joinville, o Laboratório Ghanem foi vendido no final do ano passado ao Grupo Dasa, a maior empresa de medicina de diagnóstico do país e a maior da América Latina.

Com sede no Rio de Janeiro, a Dasa foi fundada pelo falecido Edson Bueno, ex-dono da Amil (ele a vendeu para a UnitedHealth).

A terceira empresa joinvilense vendida nos últimos meses foi a Tele-Alarme, fundada em 1978, na época a primeira em Santa Catarina na comercialização de sistema de monitoramento.

Ela foi vendida para sua concorrente Verisure, uma multinacional com atuação em vários estados do país. A sede da empresa fica em Malmö (Suécia), mas ela pertence a dois grupos de “private equity” norte-americanos: Bain Capital (Boston) e Hellmann & Friendmann (San Francisco).

A última venda ocorreu no final de janeiro. Uma das maiores empresas de seguros da cidade, a GB Corretora de Seguros foi adquirida pela Áthina Corretora de Seguros, com sede em Blumenau. Fundada em 1984 por Geraldo Baggenstoss, a GB é uma das maiores de Joinville de seu mercado.

Publicado em: Noticias do dia

30 visualizações0 comentário
bottom of page