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Startup de e-commerce one-stop shop recebe aporte de R$ 351 milhões e abre 300 vagas


A Frubana, plataforma de e-commerce one-stop shop para restaurantes, recebeu aporte de US$ 65 milhões (R$ 351 milhões) em rodada Série B para continuar os planos de expansão pela América Latina, como canal alternativo líder em CPG e produtos e suprimentos para a indústria de restaurantes na região. O aporte foi liderado por Hans Tung, GGV Capital. Tiger Global Management, Softbank e Monashees, antigos investidores da plataforma, e o novo fundo Lightspeed Venture Partners também participaram da rodada.


A startup com presença na Colômbia, Brasil e México finalizou o ano de 2020 e o primeiro trimestre de 2021 com perspectivas promissoras. A empresa cresceu 6x em quantidade de clientes, triplicou as vendas e expandiu a variedade de produtos com novas categorias, como proteínas, alimentos básicos e produtos embalados. Além disso, Frubana criou um hub de tecnologia regional, mais do que triplicando seu time de tecnologia e de produtos. Tudo isso foi conquistado após um ano desafiador da economia, em que muitos de seus clientes reduziram suas operações por conta da pandemia da Covid-19.


“Durante os últimos 18 meses, nós aprendemos e amadurecemos como um time em uma situação adversa e de grande demanda. Nós temos sido resilientes e, felizmente, conseguimos construir uma empresa mais forte em tempos tão desafiadores, ao mesmo tempo em que tentamos apoiar nossos clientes o máximo possível”, diz Fabián Gómez Gutiérrez, fundador e CEO da Frubana. “Estamos mais convictos do que nunca na nossa missão de fazer com que os alimentos sejam mais acessíveis na América Latina. Estamos cumprindo nossa missão, investindo em tecnologia que simplifique e otimize o processo de aquisição de suprimentos para restaurantes por meio de nossa plataforma integrada”, complementa Gómez.


Rodada Série B

“Nós construímos a empresa desde o primeiro pensando na América Latina como uma região integrada, em que o PIB é 2x o tamanho da Índia e 0,5 o tamanho da China. Nós não vamos para todas as cidades de um país, mas para os principais mercados da América Latina: São Paulo, Cidade do México e Bogotá”, diz Goméz.


O uso dos recursos serão direcionados para construir e melhorar a tecnologia bem como dobrar a expansão das operações no Brasil e no México.


“A Lightspeed foi um dos primeiros investidores em três mercados líderes em atacado em três regiões globais até o momento: Faire, nos EUA e na Europa, Udaan na Índia e Ula, no sudeste da Ásia. Estamos muito entusiasmados em ver a transformação do atacado digital que está acontecendo agora na América Latina. Frubana está à frente dessa inovação na indústria de restaurantes de US$ 100 bilhões”, diz Alex Taussig, sócio da Lightspeed Venture Partners.


Ajudando restaurantes a reduzirem seus custos

Com o novo investimento, Frubana vai alavancar o uso de dados e de tecnologia para agilizar uma cadeia de suprimentos de mais de 100 bilhões de dólares e com mais de 2 milhões de usuários de restaurantes. A Frubana utiliza dados de diferentes fontes para prever o comportamento do restaurante e construir uma solução confiável e com baixo desperdício para a cadeia de suprimentos alimentícios. Por exemplo, a empresa usa informações meteorológicas e de tráfego de pedestres para prever a demanda e comprar produtos diretamente de agricultores. Com isso, a Frubana evita intermediários desnecessários e reduz o desperdício.


Os clientes da Frubana recebem benefícios como ótima qualidade dos produtos e bons preços no mesmo canal digital. Dessa forma, eles economizam tempo e dinheiro em compras ao mesmo tempo em que têm acesso a um catálogo de produtos especializados de acordo com o seu restaurante.


Metas para zero desperdício de alimentos até 2030

A tecnologia da Frubana reduz amplamente o desperdício de alimentos ao longo da cadeia de abastecimento. A empresa possui níveis de resíduos próximos a 1-2% da tonelagem movimentada pela plataforma, em comparação com mais de 50% da cadeia de abastecimento tradicional. Aproveitando seu algoritmo de previsão proprietário, a Frubana ajuda os produtores compartilhando a demanda e os dados de mercado que alinham a produção e a colheita com as necessidades do mercado.


Publicado em: startupi.com.br

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