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O que aprendi vendendo minha primeira empresa



Ninguém monta uma empresa do zero com o intuito de vendê-la logo a seguir. Em regra, quem empreende busca antes de mais nada tornar o negócio viável e lucrativo.


Se mais adiante o negócio vier a ser bem-sucedido e, em razão disso, atrair a atenção de interessados, bem, aí já é outra história. E foi exatamente isso o que aconteceu em 2010, quando vendi a Microlins.


Na época, a empresa somava 700 franquias e mais de meio milhão de alunos em todo o País. Números que, claro, a colocaram sob os holofotes do mercado, despertando o olhar de investidores.


Resultado: recebi uma proposta de compra equivalente a 16 vezes o lucro anual da rede. E não resisti. Por não ser da minha natureza a busca por compra e venda de empresas, minhas grandes motivações para a transação foram, sem dúvida, o montante oferecido e o desejo que eu tinha, naquele momento, de fechar para balanço e iniciar uma nova fase — um pouco depois, no mesmo ano, criei a SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, mas isso é tema para outro artigo.


Além de me dar tempo e garantir certa tranquilidade para pensar nos passos que daria a seguir, o crescimento — que culminou com a venda — da Microlins me trouxe vários ensinamentos. Uma das coisas que percebi foi que, depois de atingir certo porte (algo em torno de R$ 10 milhões de lucro anuais, com perspectiva de crescimento orgânico), é comum que uma empresa se torne alvo de fundos de investimento interessados em adquiri-la, no todo ou em parte.


Mas creio que o primeiro grande aprendizado de todo o processo começou a se desenhar dois anos antes da venda propriamente dita.


Em 2008, busquei um fundo de private equity para a compra de uma participação minoritária. Naquele momento, a ideia era apenas melhorar a governança do negócio, e a venda do controle acionário sequer passava pela minha cabeça.


Na minha estratégia, fiz uma rodada de negociação no mercado, na qual restaram três fundos finalistas. E, entre eles, escolhi o que melhor se encaixava no perfil que eu imaginava para a Microlins.


Esse processo resultou na melhoria de uma gestão que já era competente, o que acabou por catapultar a empresa a um patamar onde se tornou simplesmente impossível ela não ser vista (e cobiçada!) por potenciais investidores.


Além de líder no setor no qual atuava, a Microlins tinha capilaridade nacional, com forte geração de caixa – e números impressionantes, como os mencionados no começo do texto. Um negócio consolidado e pujante. Noutras palavras, um prato cheio para investidores.


Mas, por mais incrível e contraditório que possa parecer, mesmo com tudo tendo dado tão certo — do fortalecimento e da venda da Microlins até a criação da SMZTO —, eu não repetiria a mesma fórmula.


Se você, amigo empreendedor, se encontra na posição em que eu estava em 2010, sugiro que faça o que eu digo — e não o que eu fiz na época: contrate uma assessoria de M&A (sigla em inglês para “mergers and acquisitions”, ou fusões e aquisições, em português).


Uma consultoria nesta área tem todos os elementos que irão te ajudar na escolha do melhor fundo.


Eu tive a sorte de ter conseguido vender — e bem, sem sobressaltos — sem uma assessoria. Mas, acredite, não recomendo e nem pretendo fazer novamente como na primeira vez.


(*) José Carlos Semenzato é fundador da SMZTO, holding de franquias setoriais, e investidor do Shark Tank Brasil .


Publicado em: istoedinheiro.com.br


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