top of page

Marketplace de equipamentos esportivos recebe aporte da DOMO Invest


A Semexe, marketplace de equipamentos esportivos referência em qualidade, nasceu dentro de uma garagem na capital paulista e vem revolucionando o mercado de ciclismo no Brasil. Depois de ter crescido mais de quatro vezes nos últimos 12 meses, a startup atraiu olhares de multinacionais, como Michelin, Shimano e GoPro. Agora, a Semexe anuncia mais um marco histórico: o aporte liderado por uma das principais gestoras de Venture Capital no País, a DOMO Invest. A rodada contou ainda com a participação da Outfield Capital e de Carlos Menezes, da Gauss Capital. Com isso, o marketplace irá investir em tecnologia, customer experience e também na expansão das novas categorias.


“O aporte de R$5 milhões marca uma nova fase da Semexe. Com a missão de simplificar o acesso a equipamentos esportivo de alta qualidade, cada dia mais pedalamos em busca desse objetivo que nos move. Desde a infância, eu e o Gabriel Novais (cofundador) somos apaixonados por esporte e, em 2018, sentimos a carência em obter os equipamentos que gostaríamos. No ano seguinte, transformamos a nossa ideia em um projeto concreto, com pilares de sustentabilidade, economia circular, mobilidade urbana, prática esportiva e paixão por mudar vidas. O investimento da DOMO só mostra que estamos pedalando no caminho certo”, afirma Rafael Papa, cofundador da Semexe.


Fundada em 2019 pelos amigos de infância Gabriel Novais (ex-diretor de esportes da Red Bull) e Rafael Papa (ex-country manager do Mercado Shops, do Grupo Mercado Livre), a Semexe possui milhares de produtos cadastrados no site e, nos últimos 12 meses, ultrapassou 2 milhões em visitas no site e R$15 milhões em venda.


Focada em solucionar as dores dos clientes e os gargalos do mercado por meio de equipamentos usados com procedência certificada e produtos novos de alta qualidade, a startup ascendeu devido às inovações no setor, com apoio no atendimento através de consultores especializados; serviços de ‘montagem, desmontagem e embalagem’ de bicicletas a domicílio; certificado de procedência para evitar a venda ilegal e garantir maior confiabilidade do produto; e se tornou parceira do projeto ‘Pedaling for a Reason’, de Henrique Avancini, maior ciclista da história do País. Em maio, a marca ainda lançou o ‘Guia de Preços Semexe’, a primeira ‘Tabela FIPE’ de bikes do Brasil.


O desenvolvimento de um modelo de negócios sustentável ainda atraiu grandes multinacionais, como Michelin, GoPro e Shimano, que viram na Semexe uma estratégia para fugir das plataformas genéricas e chegar até os consumidores mais exigentes. Já a Bianchi, considerada ‘Ferrari das bicicletas’, fechou contrato de exclusividade com a startup para a venda online da sua nova linha de bikes elétricas e-Omnia no Brasil.

Gabriel Sidi, sócio fundador da DOMO Invest, destaca o enorme potencial da startup.


“Esta é a primeira startup do segmento esportivo no portfólio da DOMO e estamos bem confiantes com o investimento. Vemos que as pessoas estão cada vez mais praticando esportes em busca de uma vida mais saudável e longeva. O acesso a equipamentos esportivos de qualidade e o cuidado com o ciclo de vida desses produtos são pilares fundamentais dessa transformação e, também por esse motivo, acreditamos no potencial gigante desse mercado e na excelente solução que o time da Semexe desenvolveu”.


O investimento da DOMO marca a primeira grande rodada de aportes recebida pela Semexe após o pré-seed. Em agosto de 2020, a Outfield Capital e grandes empreendedores, como Guilherme Bonifácio (cofundador do iFood), Mario Roma (fundador da Brasil Ride), Carlos Galvão (proprietário da Unlimited Sports) e Bernardo Fonseca (proprietário da X3M) haviam investido R$ 2 milhões no negócio.


Publicado em: startupi.com.br

6 visualizações0 comentário
bottom of page