top of page

Maior data center da França pega fogo

Parece que a culpa foi de um UPS. Milhares de clientes perdem dados.



Um incêndio destruiu um data center de cinco andares e 500 metros quadrados da OVH, um dos maiores provedores de computação em nuvem da França.


O incêndio foi na madrugada da quarta-feira, 10, e causou a destruição total de um data center, danos parciais em um segundo e a interrupção de serviços em outros dois, que conseguiram ser protegidos pelos bombeiros.


Ainda não está totalmente esclarecida a origem do fogo, mas o CEO da OVH, Octave Klaba, mencionou em um vídeo publicado na Internet que imagens captadas pelas câmeras térmicas dos bombeiros indicam que a origem pode ser equipamentos de UPS.

De acordo com Klaba, os dois UPS foram ajustados pelo fornecedor no dia anterior ao incêndio.


Um Uninterruptible Power Supply, ou UPS, é uma espécie de no-break, de uso frequente em data centers ou outros ambientes de TI para garantir continuidade de operação em caso de falha elétrica.


Apesar de data center terem em tese sistemas de extinção de incêndio de alta eficiência, o fogo causado por uma bateria é um dos mais difíceis de combater.

O data center que pegou fogo, situado em Estrasburgo, na fronteira com a Alemanha, é um dos 17 que a OVH opera na Europa e foi construído em 2011. Ele foi totalmente destruído.


O segundo data center, apenas parcialmente afetado, deve estar de volta na segunda-feira, 15, quando a OVH vai descobrir o quanto dos serviços podem ser restaurados. Os outros dois, não afetados pelo fogo, devem estar no ar no dia 22 de março.

Enquanto isso, a OVH está colocando mais 10 mil servidores em outros dois data centers, para atender os clientes enquanto isso.


O incêndio no data center causou transtornos mundiais. Cerca de 3,6 milhões de sites de 464 mil diferentes domínios saíram do ar, entre bancos online, sites de comércio eletrônico e serviços de webmail, a maior parte deles na França.


Fundada em 2019, a OVH teve receitas de € 600 milhões em 2019 e é o maior provedor de hosting da França e o terceiro maior do mundo, se a comparação é feita em servidores físicos.


Publicado em: www.baguete.com.br

380 visualizações0 comentário
bottom of page