top of page

Accenture confirma aquisição de consultoria de engenharia e serviços


A Accenture confirmou a intenção de adquirir a umlaut, consultoria em engenharia e serviços sediada em Aachen, na Alemanha. Esse movimento trará escala significativa à capacidade da Accenture de ajudar seus clientes a usar tecnologias digitais como nuvem, inteligência artificial e 5G para transformar a maneira como fazem design, engenharia e a produção de seus produtos, bem como incorporam valores de sustentabilidade aos negócios. Os termos financeiros da aquisição não foram divulgados.


A aquisição da umlaut trará 4.200 engenheiros e consultores líderes no setor industrial em mais de 17 países em que a Accenture Industry X opera, e expande as aptidões e expertise da Accenture em segmentos como indústria automobilística, aeroespacial e defesa, telecomunicações, energia e serviços públicos. A área de Industry X oferecerá aos clientes uma amplitude de serviços de digitalização em engenharia, linhas de produção e operações fabris para acelerar a transformação de hardwares em produtos habilitados com software que dão agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de produtos.


“Previmos que o digital seria, em última análise, aplicado em escala na atividade primária dos negócios de uma empresa ꟷ o design, a engenharia e a fabricação de seus produtos. E, há quase uma década que a Accenture reúne recursos exclusivos e parcerias de ecossistema para combinar o poder do digital com os serviços de engenharia tradicionais”, disse Julie Sweet, CEO global da Accenture. “A Covid-19 acelerou a necessidade de as empresas transformarem essas operações centrais, por isso os serviços de engenharia líderes e altamente especializados da umlaut aumentarão nossa capacidade de atender à demanda cada vez maior e também continuar a inovar para nossos clientes”.


A Accenture expande sua área de Industry X no momento em que são os softwares que determinam cada vez mais o sucesso de mercado de plataformas, produtos e serviços em todas as indústrias que buscam por mais inteligência. Ainda assim, uma pesquisa da Accenture com mais de 1.500 executivos do setor industrial descobriu que apenas 38% das empresas implantaram pelo menos um projeto para digitalizar sua engenharia e manufatura.


“Trazer engenharia digital de nível internacional e experiência em manufatura para nossos clientes os ajudará a dar escala rapidamente, acelerar o crescimento, melhorar a produtividade e a segurança e incorporar a sustentabilidade em suas operações”, diz Nigel Stacey, líder global da Accenture Industry X. “As empresas que usam o poder dos dados ꟷ dos consumidores, do P&D e da cadeia de suprimentos e linha de produção ꟷ, com digitalização e inteligência, se tornarão relevantes, resilientes e responsáveis”, explica.


A pandemia de Covid-19 mostrou que as operações e as cadeias de suprimento da maioria das empresas estão longe de ser resilientes ou flexíveis o suficiente para responder a crises. As tecnologias digitais podem ajudar a mitigar interrupções, por exemplo, ao permitir mudanças rápidas para operar fábricas remotamente ou fornecer percepções quase em tempo real sobre as alterações nas demandas de mercado. Além disso, espera-se cada vez mais que as empresas operem com mais responsabilidade e contribuam para uma economia circular por meio do desenvolvimento de produtos mais sustentáveis.


A umlaut oferece serviços de engenharia tradicional e digital; teste e validação de produtos com conexão inteligente; consultoria estratégica, de processos e organizacional; e desenvolvimento de produtos de hardware, além do desenvolvimento de softwares.


“Líderes de negócios em muitos setores que enfrentam a convergência do mundo digital e da produção estão procurando um parceiro confiável que entenda sua linguagem e que possa realmente ajudar a navegar em cada etapa da jornada para trazer resultados tangíveis em engenharia e manufatura”, conta Marc Peter Althoff, diretor de tecnologia da umlaut. “Estamos entusiasmados em trazer nossa cultura de engenharia e consultoria, profundo know-how da indústria e especialização no assunto para a Accenture Industry X e, em conjunto, criar as capacidades e a escala para ajudar os clientes a se transformarem com sucesso”.


A umlaut será a mais recente de uma série de aquisições que a Accenture tem feito para fortalecer seus recursos de Industry X. As aquisições recentes incluem o provedor de tecnologia de operações Electro 80 (Austrália), o provedor de serviços de automação e robótica industrial Pollux (Brasil), a consultoria de operações Myrtle (EUA) e a consultoria de tecnologia SALT Solutions (Alemanha).


Publicado em: startupi.com.br

14 visualizações0 comentário
bottom of page